sábado, 18 de dezembro de 2010

With A Little Help From My Friends

Este é a primeira postagem feita por um colaborador e, apesar de ter sido uma coincidência, o tema acabou sendo muito bem apropriado!

With A Little Help From My Friends

por João

Esta semana estava eu ouvindo With A Little Help From My Friends com a idéia de tocá-la com minha banda. Esta música foi escrita por Lennon e McCartney para o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e neste disco, eles tinham a idéia de contar a história de uma banda fictícia, onde cada músico teria um "alter ego". Apesar desta idéia ter durado pouco e acabar não sem sendo completada no final, 3 músicas foram feitas neste molde. Um delas é justamente With a Little Help From My Friends, que foi composta para ser cantada pelo líder da banda fictícia, Billy Shears, que na verdade era Ringo Starr. Por sinal esta é uma das poucas músicas dos Beatles em que Starr canta fazendo a voz principal.


Esta música já foi regravada mais de 50 vezes e, apesar da versão original não ter conseguido emplacar a primeira posição das paradas de sucesso inglesas, 3 de suas regravações conseguiram este feito: Joe Cocker em 1968, Wet Wet Wet em 1988 e Sam & Mark em 2004.
Por incrível que pareça, mesmo sendo um admirador dos Beatles, a versão que pra mim mais cai bem é versão de Joe Cocker. Joe com seu timbre inconfundível, e seu irreverente estilo de interpretar as canções, deu uma roupagem sensacional, e que de certa maneira a imortalizou, principalmente quando a cantou no famoso festival de Woodstock em 1969.


A versão de Cocker é bem mais lenta que a original dos Beatles, tendo as linhas de guitarra feitas por nada mais nada menos que Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppellin), a marcante introdução de orgão de Tommy Eyre (tocou com muitos famosos também, como John Mayall, BB King, Gary Moore), e a bateria de B.J. Wilson, na época baterista do conjunto inglês Procol Harum.
Termino, deixando como curiosidade, Joe Cocker em 2002 (por sinal cantando muito bem apesar da idade), cantando a mesma música em um festival na Inglaterra, acompanhado de Brian May na guitarra, e na bateria por Phil Collins. Um time de feras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...