terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A pedra rolando - Parte II (de IV)

Nunca imaginei que escrever sobre uma música iria ser tão difícil. Eu realmente tive que estudar muito para fazer este post e ainda saio com o sentimento de que poderia ter falado mais... Então, para quem gostou do assunto, aconselho fortemente a ler mais e procurar mais informações, porque realmente vale a pena.

Parte II - Like a Rolling Stone, a música

Na Parte I, comecei  a discussão sobre o termo Rolling Stone e sua relação com a música. Comentei sobre a revista de mesmo nome, que surgiu em 1967. Esta não foi a primeira vez em que o termo apareceu. Dois anos antes, em 1965, Bob Dylan estava voltando para os EUA de uma turnê bem cansativa na Inglaterra, totalmente desgostoso com o rumo que sua vida e carreira iam levando. Pensando em desistir da música, ele começou a jogar no papel um pouco da raiva que estava sentindo e em pouco tempo já tinha "vomitado" mais de 10 páginas de reclamações escritas. 
Até aquele momento, não passava na cabeça dele que aquilo tudo poderia virar uma música. Foi quando, um tempo depois estava sentado na frente do piano quando ele começou a cantar um dos verso que tinha escrito "How does it feel?" (trad.: "Como você se sente?"). Deste ponto até a música ter sua versão final é uma história um pouco longa, mas muito bem escrita na versão em inglês do Wikipedia (por sinal, um dos melhores textos do wikipedia que já li). Surgia neste momento Like a Rolling Stone, uma das mais importantes músicas dos últimos tempos. A própria revista Rolling Stone a coloca no topo da lista das 500 maiores canções de todos os tempos, lançada em 2004. Para saber mais sobre esta música, aconselho a também a ler o artigo (em inglês) "The Hit We Almost Missed", que fala o como a parte de marketing da época desgostou muito da música e ela quase não foi lançada.
Para entender porque esta música é tão importante, é necessário contextualizá-la na época em que foi feita. Até mais ou menos 1960 as letras das músicas falavam de amor, coisas relacionadas ao cotidiano, ou mais voltadas ao entretenimento. Elas falavam também de coisas tristes, mas não existiam sentimentos "do mal", pelo menos isto não era comum. Depois chegaram os hippies com a idéias como "faça amor, não faça guerra" (eu sei que a frase é bem mais antiga, mas eles usavam muito), paz e amor, cujo símbolo maior eram as músicas dos Beatles, como por exemplo, I Want to Hold Your Hand. Tanto que o disco Help! tinha sido lançado neste mesmo ano de 1965 e estava no topo das paradas de sucesso em todos os lugares.
Naquela época era muito cobrada a sua posição em relação as grandes questões mundiais. Até que em junho de 1965, os Rolling Stones lançaram a música (I Can't Get No) Satisfaction (numa tradução livre significa algo como "eu não consigo ficar satisfeito"), que fala da vontade de alienação do jovem perante a sociedade e tudo o que estava acontecendo. Esta música fez sucesso rapidamente, não só pela letra mas também pelo riff de guitarra inconfundível. A mesma lista das 500 maiores canções de todos os tempos (feita pela revista Rolling Stone) coloca Satisfaction na segunda posição (talvez isto seja um pouco também um tipo de marketing da revista, mas não vamos entrar neste detalhe).
Neste mesmo mês de junho, Dylan estava escrevendo Like a Rolling Stone (não consegui achar em lugar nenhum se ele chegou a ser influenciado por Satisfaction) e um mês depois a música foi lançada.


Se Satisfaction falava sobre alienação, Like a Rolling Stone foi muito mais longe, falando sobre raiva, revanche, sentimentos que são "intrínsecos" ao ser humano mas que as pessoas normalmente não tem coragem de dizer que sentem, principalmente na época do "Paz e Amor". A letra desta música foi um tapa na cara de todo mundo, tanto que o próprio Frank Zappa falou que, quando a ouviu pela primeira vez, teve vontade de desistir de compor porque tudo que havia para ser dito já estava escrito nesta letra. Depois de um tempo ele viu que isto era apenas a ponta do iceberg e toda uma revolução musical estava apenas começando.
Um próprio exemplo desta mudança são os próprios Beatles, que no ano seguinte (1966) lançaram o disco Revolver. Este disco não só é diferente dos anteriores na parte instrumental, quanto também em algumas letras, como exemplo a de Eleanor Rigby. Esta música me dá um nó no estômago de tão depressiva.
Ah! é importante lembrar que as comparações que faço aqui é sempre pensando na música mais recente (de 1900 para cá). Alguém pode me falar que Dylan não foi nada original porque algum compositor erudito já falou sobre isto, ou então algum escritor. Acredito até que esta música pode ser comparada ao que o livro Os Sofrimentos do Jovem Wether foi para sua época (dadas as devidas proporções).

Como eu comentei no meio deste post, o grupo The Rolling Stones é mais velho que Like a Rolling Stone, e é sobre ele que falarei no terceiro episódio de "A Pedra Rolando".


Like A Rolling Stone 

a tradução pode ser encontrada aqui



Once upon a time you dressed so fine
You threw the bums a dime in your prime, didn't you?
People'd call, say, "Beware doll, you're bound to fall"
You thought they were all kiddin' you
You used to laugh about
Everybody that was hangin' out
Now you don't talk so loud
Now you don't seem so proud
About having to be scrounging for your next meal.
How does it feel
How does it feel
To be without a home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
You've gone to the finest school all right, Miss Lonely
But you know you only used to get juiced in it
And nobody has ever taught you how to live on the street
And now you find out you're gonna have to get used to it
You said you'd never compromise
With the mystery tramp, but now you realize
He's not selling any alibis
As you stare into the vacuum of his eyes
And ask him do you want to make a deal?
How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
You never turned around to see the frowns on the jugglers and the clowns
When they all did tricks for you
You never understood that it ain't no good
You shouldn't let other people get your kicks for you
You used to ride on the chrome horse with your diplomat
Who carried on his shoulder a Siamese cat
Ain't it hard when you discover that
He really wasn't where it's at
After he took from you everything he could steal.
How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?
Princess on the steeple and all the pretty people
They're drinkin', thinkin' that they got it made
Exchanging all kinds of precious gifts and things
But you'd better lift your diamond ring, you'd better pawn it babe
You used to be so amused
At Napoleon in rags and the language that he used
Go to him now, he calls you, you can't refuse
When you ain't got nothing, you got nothing to lose
You're invisible now, you got no secrets to conceal.
How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...