domingo, 12 de dezembro de 2010

A pedra rolando - Parte III (de IV)

Eu já falei na Parte I sobre a revista Rolling Stone, já falei sobre a música Like a Rolling Stone na Parte II e agora vou continuar a trajetória sobre o termo rolling stone na música

Parte III - The Rolling Stones, a banda


Em 1962, seis colegas que tinham gosto musical bem parecido resolveram montar uma banda. Basicamente tocavam covers de músicos dos EUA, como Muddy Waters, Chuck Berry e principalmente o blues de Chicago. Mas somente em 1964, eles lançaram seu primeiro disco, chamado The Rolling Stones. Neste ano, a formação do grupo era composta por Mick Jagger, Brian Jones, Keith Richards, Charlie Watts e Bill Wyman. 
Apesar de ser composto em sua maior parte por regravações (somente uma das músicas era de Jagger / Richards), o disco chegou a primeira posição nos mais vendidos do Reino Unido, sendo que se manteve nesta lista por 51 semanas. Nos EUA, o mesmo disco foi lançado com o nome de England's Newest Hit Makers. Daí pra frente a banda só cresceu e já vendeu no total mais de 200 milhões de discos em todo o mundo.
Por ser uma das (senão a mais) velhas bandas ainda em atividade, a história dos Rolling Stones é mais do que extensa e seria praticamente impossível eu resumi-la neste post. Então me deter somente a dois eventos.

A Língua

O desenho da língua saindo de uma boca (em inglês ele é conhecido por Tongue and Lip Design) é marca registrada do grupo, mas só apareceu pela primeira vez no nono disco de estúdio do grupo, Sticky Fingers, em 1971.
Em 1969, o grupo queria um símbolo para a próxima turnê, então Mick Jagger foi ao Royal College of Art procurar um estudante talentoso para fazer o desenho e John Pasche acabou sendo o escolhido.  O pessoal ficou contente com o trabalho e pediu para que ele criasse um logo para a banda, já que nesta época eles estavam querendo criar o próprio selo.
Sobre de onde veio a idéia de fazer o logo, Pasche disse uma vez que "Cara a cara com ele (Mick Jagger), a primeira coisa que você iria pensar era sobre o tamanho de seus lábios e de sua boca". Ele também disse que achou que a língua para fora da boca, normalmente atribuida como símbolo de rebeldia, combinava bem com o grupo na época, visto que eles eram considerados os Bad Boys do rock.
Nesta época, o famoso artista plástico Andy Warhol era o responsável pela criação da capa do disco Sticky Fingers. Devido ao desenho da língua ter ficado na contra-capa, e por causa das dicas que Warhol passou para John Pasche, em muitos lugares The Tongue é erroneamente atribuída a Andy Warhol.

A origem do nome da banda

Esta não é uma super história, mas é importante para a nossa seqüencia de textos, que procura a origem da utilização do termo Rolling Stone na música. De acordo com Keith Richards, Brian Jones estava ligando para deixar um anúncio sobre a banda na Jazz News. Quando foi perguntado sobre o nome da banda, ele viu um disco do Muddy Waters jogado no chão e uma das faixas era a música Rollin' Stone

É sobre esta música que falaremos na quarta e última parte da série A pedra rolando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...