sábado, 4 de dezembro de 2010

A pedra rolando - Parte I (de IV)

Rolling stone é o termo utilizado para se referir a uma pessoa que não consegue ficar parada no mesmo lugar, que não tem raízes, fica trocando de emprego toda hora e não tem vontade de se estabelecer. Para alguns é algo como "vagabundo". Mas o interessante é que este termo, que parece designar algo ruim, veio do provérbio "a rolling stone gathers no moss" (uma pedra rolando não junta musgo/limo), que quer dizer algo como "quem fica parado, enferruja". Na parte musical, Rolling Stone é um termo que pode remeter a várias coisas, música, grupo, revista... Daí vem a pergunta: onde ele apareceu primeiro?

Parte I - Rolling Stone, a revista

Em 1967 foi criada uma revista chamada Rolling Stone. O fundador Jann Wenner disse que a revista "não é só sobre música, mas sobre as coisas e atitudes que a música envolve". Acho até que esta descrição cabe muito bem ao The Musical Trip. A primeira tiragem mostra bem isto, a foto é parte da capa do filme How I Won the War, onde John Lennon aparece com roupa de militar. Lennon volta a ser capa da Rolling Stone, agora em 1981. Só por estas duas capas podemos ver bem a diferença de rumo que a revista tomou.



Depois de um tempo, aparecer na capa da revista é mais uma questão de status no mundo musical, do que qualquer outra coisa. É só ver o making of  da Britney Spears, para mim isto chega a ser até cômico.


E não sou só eu que penso isto, tanto que o grupo Dr. Hook fez uma música chamada The Cover of the Rolling Stone, onde fazem uma sátira sobre aparecer na capa da revista (para ver a letra da música, clique aqui). Não é que os caras conseguiram? 


No vídeo abaixo, aparece o grupo tocando The Cover of the Rolling Stone ao vivo. Vale a pena ver o vídeo porque os caras realmente são muito figura!


Um  detalhe interessante sobre esta música é que a BBC Radio proibiu de tocá-la porque eles afirmaram que a música é para fazer propaganda da revista norte-americana e isto ia contra as regras da empresa. Conclusão regravaram a música, agora com o título The Cover of the Radio Times e ficou tudo certo. (Radio Times é uma revista semanal da BBC).

Falei um montam sobre a revista, mas esta não foi a primeira vez em que o termo Rolling Stone apareceu na música. Então onde foi? Não perca nos próximos episódios de "A pedra rolando"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...