domingo, 21 de novembro de 2010

Lou Reed

Hoje tem a segunda apresentação de Lou Reed em São Paulo (a primeira foi ontem - 20/11/2010) com todos os ingressos vendidos em pouquíssimo tempo, mesmo competindo com outros concertos como os de Paul McCartney, Smashing Pumpkins, e porque não dizer Kevin Costner :)
É difícil falar de Lou Reed sem comentar sobre o Velvet Underground, mas eu vou tentar pois quero ainda um tempo para escrever bem sobre este grupo. Nascido em 1942, no Brooklyn, Nova York, Lewis Allan "Lou" Reed aprendeu a tocar violão guiado pelo que ouvia do rádio. Na sua adolescência, foi obrigado a passar por uma eletroconvulsoterapia, mais conhecida como eletrochoque, para "se curar" de comportamentos homossexuais. Numa entrevista que aparece no livro Mate-Me Por Favor - Uma História Sem Censura do Punk, ele descreveu o tratamento que passou desta forma:
"Eles colocavam uma coisa em sua garganta para que você não possa engolir a língua, e depois colocavam eletrodos em sua cabeça. Isso é o que foi recomendado no condado de Rockland para evitar sentimentos homossexuais. O efeito é que você perde a memória e se tornar um vegetal. Você não pode ler um livro porque você começa a página 17 e tem que ir de volta para a página um de novo." 
Em 1964, ele compôs uma música chamada The Ostrich, onde tirava sarro das músicas dançantes da época, como o The Twist (do grupo Hank Ballard and the Midnighters, e que ficou mais famosa na voz Chubby Checker). Sua letra contém trechos como "put your head on the floor and have somebody step on it" (algo como ponha sua cabeça no chão e tenha alguém pisando em cima dela). 
Esta música foi gravada junto com um grupo chamado The Primitives e não fez tanto sucesso. Sua importância está no fato de ter sido a primeira vez em que usou uma das técnicas de guitarra que inventou, a chamada Ostrich Tuning ou Ostrich Guitar  (nome dado por ele mesmo, por causa da música) que, pelo que entendi, é um jeito diferente de afinar o violão. Algum guitarrista de plantão pode deixar nos comentários uma explanação para leigos sobre isto? 
Aqui vão a música The Ostrich e também um vídeo com um exemplo do som de uma Ostrich Guitar.

              

O sucesso de Lou Reed veio mesmo depois que ajudou a formar o grupo The Velvet Underground (1965) e, principalmente, depois que o artista Andy Warhol resolveu financiar o grupo. Sucesso entre aspas, porque o grupo sempre foi, por padrão, alternativo. Como disse, pretendo falar sobre o grupo em uma postagem separada.
Lou Reed ficou no grupo até 1970, quando começou sua carreira solo. Em 1972 compôs sua música de maior sucesso até hoje, Walk on the Wild Side. Sua letra (clique aqui para vê-la, e também sua tradução) aborda temas como prostituição masculina, drogas e chega a usar termos que parecem até meio preconceituosos, como "colored girls" (algo como, garotas de cor) para tratar das mulheres afro-descendentes.
Desta época até os dias de hoje, sua carreira pode ser resumida por uma frase dita por Morrissey:  "Lou Reed é um cara legal, pena que só faz música boa de dez em dez anos". Falando em citações, tem uma do próprio Lou Reed que é boa para aqueles que querem seguir a carreira de músico: "Nunca ouça suas coisas antigas. Se você faz isso, então não é mais um músico, você é somente um idiota nostálgico auto-satisfeito que não está mais interessado em inventar nada."
Aqui vão duas músicas de sua carreira solo: Walk on the Wild Side; e Perfect Day (versão com Luciano Pavarotti, gravada em 2001).



Para terminar, fica um trecho de uma entrevista feita para o filme Sem Fôlego (Blue in the Face), gravado em 1995. Este filme é bem interessante porque mistura uma história fictícia com entrevistas de pessoas que vivem e gostam do Brooklyn. Ele foi gravado em apenas 5 dias e é continuação do filme Cortina de Fumaça (Smoke), também lançado em 95.


Um comentário:

  1. pessoalmente não conhecia esse tipo de afinação, mas que pude ler é uma afinação onde todas as cordas são afinadas da mesma forma... no caso de lou reed ele afina em D (ré) todas as cordas, mas isso pode variar conforme o efeito sonoro que o guitarrista possa estar querendo obter.

    Sempre uso a afinação padrão (E B G D A E) por que acho ela a que soa melhor para meu tipo de som, mas isso vai do gosto de cada um...

    É possível achar sons interessantes em qualquer afinação, mas afinações diferentes são mais usadas por grupos alternativos.

    abraço!

    figurinhasdorock.blogspot
    pedalboardesetup.blogspot

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...