terça-feira, 5 de outubro de 2010

Rush - Beyond the Lighted Stage

É difícil passar esta semana sem falar de Rush, banda canadense formada em 1968 e se tornou um dos ícones do rock progressivo mundial. Para mim, uma das bandas que mais soube trabalhar com o formação mais simples do rock (bateria, guitarra e baixo). Ver somente três caras no palco fazendo um som extremamente complexo.
Neste ano eles lançaram um documentário chamado Beyond the Lighted Stage, que conta a trajetória da banda. Eu indico ele não só para os fãs de Rush mas para todos que apreciam música, principalmente pelo fato desta banda resolver ser firme com relação a não alterar seu jeito de tocar para agradar as gravadoras, o que é muito difícil de se ver hoje em dia. Como o próprio Neil Peart (baterista da banda) disse no documentário, como se estivesse se dirigindo aos produtores: "não, vocês não podem nos dizer o que fazer e não, nós não ligamos!".
Outro ponto importante mostrado neste documentário é o fato de o Neil Peart, depois de ser considerado o melhor baterista por anos consecutivos, achar que ele não tem a flexibildade necessária para tirar o som que deseja e resolver tirar um tempo para reaprender a tocar bateria e recriar seu estilo. Seria muito bom se encontrássemos pessoas com esta humildade.

Aqui vai o trailer, só para dar um gostinho



Quem já assistiu o documentário, vai se lembrar de uma discussão falando sobre a dificuldade de se tocar La Villa Strangiato, então aqui vai a versão ao vivo que eles fizeram no Rio de Janeiro. No final da música, eles fazem algumas brincadeiras, esboçando até um trecho de A Garota de Ipanema.



Para saber aonde adquirir o DVD deste documentário, clique aqui.

Um comentário:

  1. É difícil falar algo "com os pés no chão" imediatamente após assistir o documentário "Beyond the Lighted Stage", que é o meu caso. O filme apenas comprovou, de maneira emocionante e sutil, que o Rush é uma banda que possui quase todas as qualidades possíveis de existir. E estas qualidades são musicais, profissionais, pessoais, em todos os aspectos da vida. E as que faltam, eles alcançam no próximo álbum, uma evolução constante que talvez nenhuma outra banda, em toda a história, conseguiu alcançar.
    Ter a oportunidade de ver o Rush ao vivo, com certeza será uma experiência única, inesquecível e marcante. Não aguento mais esperar!

    A propósito, parabéns pelo blog!

    Um abraço

    João Paulo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...