domingo, 24 de outubro de 2010

Birds on the wires

Este ano está ocorrendo o primeiro YouTube Play - Bienal de Vídeo Criativo. Entre os 25 vídeos selecionados para concorrer ao prêmio temos um brasileiro: Birds on the Wires, de Jarbas Agnelli. Como a surpresa também é um detalhe do vídeo, não vou comentar nada sobre ele.


Abaixo tem uma apresentação bem interessante no TEDx São Paulo, onde o autor do vídeo fala um pouco sobre como teve esta idéia.


Este é um outro vídeo envolvendo o assunto "música", feito por Jarbas Agnelli para uma propaganda publicitária.


É importante lembrar que tipo de idéia de olhar para a natureza e encontrar uma música "pronta" e transcrevê-la não é nova. Leia este trecho de um artigo que saiu no Jornal da Unicamp ano passado.


:: JORNAL DA UNICAMP ::: "Prova de habilidade foi dada em Nova York, quando um jornalista desafiou Villa-Lobos a compor uma música, em poucos minutos, a partir de uma fotografia de um arranha-céu. Em pouco tempo, nasceu a “New York Skyline Melody”.
A composição a partir de imagens também foi um marco na carreira do artista. O compositor francês Olivier Messiaen afirma no “Tratado de Ritmo e Ornitologia”, que aprendeu com Villa-Lobos a construção desses ritmos “minerais”, como ele chama a composição de Villa-Lobos, inspirada em montanhas. A partir de então, Messiaen compôs uma série de obras baseadas nas montanhas dos Alpes, onde costumava passar as férias.
“No Brasil, este método, não é considerado algo importante”, explica Salles. Mas ele acrescenta que Villa se revela meticuloso principalmente nessas obras, em que num papel milimetrado, ele coloca no eixo vertical, a altura das notas, e no eixo horizontal, o ritmo. “Com esse método Villa-Lobos compôs a Sinfonia nº 6, baseada nas montanhas do Rio de Janeiro”, onde, em 1887, nascia o tão sonoro gênio da música erudita brasileira."
Para entender melhor como Villa-Lobos fazia, veja a figura abaixo. Do lado esquerdo temos as notas referentes a cada linha da figura.



Retirado do artigo: 'Villa-Lobos e a "Melodia das montanhas": Contribuição à revisão crítica da pedagogia musical brasileira', Carlos Kater, Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, Vol. 5, No. 1 (Spring - Summer, 1984), pp. 102-105

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...