quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pintando partituras

Para um compositor, a partitura pode ser considerada uma forma relativamente limitada de se deixar registrada uma música, pois não é tão simples jogar os sentimentos que se deseja transmitir no papel, ficando isto normalmente a cargo do intérprete. Podemos fazer um paralelo com uma poesia escrita, que pode ser lida de diversas maneiras. Tanto que várias músicos, como Paul McCartney por exemplo, assumem publicamente que não sabem ler partituras e não acreditam precisar disto.
Porém, é interessante ver como as partituras trazem uma sensação de mistério ou de algo fantasioso para várias pessoas. Os desenhos das notas musicais, ou de uma clave de sol aparecem em diversas pinturas por aí.  Duas postagens que coloquei neste blog um tempo atrás retratam isto de forma bem divertidas: um vídeo muito premiado, chamado Birds on Wires, onde o autor viu uma partitura em pássaros sentados em fios de energia elétrica; e um comercial muito divertido que faz a partitura virar uma Montanha Russa Musical. Se você não viu estes dois, dê uma olhada que vale a pena!
Indo nesta linha, um grupo chamado Smile Lab fez um vídeo muito legal a partir da música Lacrime di Giulietta de Matteo Negrin. O vídeo se chama Musical Painting.


Procurando mais vídeos nesta linha no youtube, acabei encontrando este, que não é da mesma qualidaed do anterior, mas também bem bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...