terça-feira, 31 de maio de 2011

O Segundo Beirutando

Nestes últimos dias, houve um fenômeno incrível de divulgação espontânea da música Oração, do grupo A Banda mais Bonita da Cidade, que comentei no último post. Foram 300 mil visualizações no youtube só de ontem para hoje! E a primeira coisa que eles falam logo abaixo do vídeo é "é, a gente adora Beirut mesmo ;)". Obviamente, isto fez com que muitas das pessoas que ainda não conheciam Beirut fossem procurar mais informações sobre o grupo, sendo que as suas músicas também tiveram maior quantidade de acesso nos últimos dias.
O interessante é que não foi a primeira vez que o Brasil influenciou a divulgação da banda. Criada em 2005, em Santa Fe (EUA), Beirut era para ser um projeto solo de Zachary Francis Condon, e acabou virando uma banda quando ele pediu ajuda a amigos para tocar as músicas ao vivo. Nesta época, ele estava cursando, na faculdade de Santa Fe, os cursos de fotografia e português!? O primeiro disco lançando foi Gulag Orkestar, em 2006, onde se encontra a música Postcards From Italy. Abaixo estão tanto a versão original (à esquerda), quanto uma destas versões covers que achamos pela internet (dica de um amigo), que por sinal achei melhor do que a original :) Por sinal, esta foi a primeira música que ouvi do grupo.

Postcards From Italy - Beirut
     

Em 2007, o grupo lançou três EP's, sendo que dois deles possuem a música Elephant Gun. Também em 2007, foi lançado o segundo e último (até agora) disco do grupo, chamado The Flying Club Cup, onde se encontram as músicas Sunday Smile (que serviu de inspiração para o clipe de Oração), e Nantes (que todos achavam - inclusive eu - que teria sido o clipe de inspiração para Oração).
Depois disto, os últimos trabalhos do grupo são de 2009, com o lançamento de dois EP's. Neste mesmo, a Globo escolheu a música Elephant Gun para ser tema da sua minissérie, chamada Capitu, quando ocorreu o que alguns gringos chamaram de Fenômeno Beirutando (leia o texto em anexo para mais detalhes), onde começaram a surgir diversos covers do grupo no youtube, gravados nas mais diversas cidades do Brasil, América do Sul, e depois do resto do mundo (como é o caso do cover de Postcards From Italy, que coloquei neste post).
Abaixo, estão tanto o clipe original de Elephant Gun, quanto uma versão contendo cenas da minissérie Capitu (não é a versão oficial!).


Elephant Gun - Beirut
    

E agora, em 2011, será que com esta febre criada pel'A Banda Mais Bonita da Cidade  estaremos passando pelo Segundo Beirutando? De qualquer forma, vale a pena ver também as músicas Sunday Smile e Nantes, que tanto influenciaram o grupo brasileiro.


Nantes - Beirut

Sunday Smile - Beirut

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...