sábado, 28 de maio de 2011

O efeito "Oração"

O grupo curitibano A Banda Mais Bonita da Cidade conseguiu chegar aonde nem em seus sonhos mais otimistas teriam imaginado. Para isso, bastou um clipe gravado em casa no começo de fevereiro, feito em plano-sequência - ou seja, sem cortes - onde um monte de gente canta uma música com melodia simples, e uma letra que fica na cabeça, talvez por ser repetida tantas vezes :)

O clipe  da música Oração foi lançado no começo de maio, teve sua primeira indicação pelo Facebook no dia 17/05, e hoje (28/05) já tem quase 3 milhões e 200 mil visualizações!!!! O feito é tão grande que no último dia 25/05 recebeu uma pequena menção no Washington Post.

Oração - A Banda Mais Bonita da Cidade

Mas o que este vídeo tem de tão especial, para fazer tanto sucesso assim? Bem, não é a originalidade do clipe. O próprio grupo confirma que foram influenciados no clipe Nantes, da banda estadunidense Beirut.
A diferença principal é que este último teve pouco mais de 1 milhão de visualizações em quase 4 anos. Lembrando que estamos comparando brasileiros desconhecidos com "americanos" famosos! E o mais interessante, se olharem no gráfico feito no youtube sobre as visualizações, verão que este vídeo está sendo mais visto nos últimos dias: efeito Oração!!!!!
Nantes - Beirut

Também não podemos falar que a fama vem por conta do espírito Hippie, e o sentimento de felicidade através da liberdade, sugerido pelo clipe. Como disse Zélia Duncan, em um artigo muito bom que escreveu - chamado Duas Rezas, se esta música fosse lançada na década de 70, seria só mais uma.   
Acredito eu que dois fatores fizeram esta música ficar tão famosa:
  • A letra "fofa" e bonitinha: quantas vezes nos últimos dias você não viu o facebook alguém postando os versos 
"Coração não é tão simples quanto pensa

Nele cabe o que não cabe na despensa"
  •  A letra e melodia simples e pegajosas. Como disse minha namorada, é difícil tirar esta música da cabeça. Até existe uma paródia rolando pela internet, chamada Repetição, do grupo fictício A Banda Mais Repetitiva da Cidade
  • Por fim, o que considero até o fator principal, é o grande espaço que este tipo de música possui hoje. Voltando para o texto Duas Rezas, de Zélia Duncan, onde ela compara esta música com Judas, de Lady Gaga, percebemos que existe hoje em dia um grande público carente por músicas que lhe agradem e, principalmente, com as quais se identifiquem de alguma forma.
Seja qual for o motivo, eu só tenho que dar os parabéns ao grupo, e torcer para que façam um vôo tão longo quanto a altura que já conseguiram atingir.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...