terça-feira, 25 de janeiro de 2011

84 anos de Tom Jobim

Em 25 de janeiro de 1927, exatamente 84 anos atrás, nasceu o mestre Antônio Carlos Jobim. Fiquei muito feliz em ver uma homenagem do Google a esta data.



Me lembro de uma vez ter ido a uma apresentação de Toquinho. Além de também ser um excelente músico, ele se mostrou um ótimo contador de causos. Entre suas histórias, ele falou de quando o Tom Jobim veio para o Brasil para fazer uma turnê com Vinicius de Morais, Miúcha e ele (nesta época, Tom Jobim já havia se mudado para Nova York). 
Eles fizeram diversos shows tanto pelo Brasil quanto fora. Toquinho disse que, quando a turnê estava chegando mais próxima do fim, Tom começou a ficar com um semblante mais triste e Vinícius, quando percebeu isto perguntou ao amigo sobre o por quê de sua tristeza. Tom respondeu: "Sabe, Nova York é bom, mas é uma merda. O Brasil é uma merda, mas é bom." 
Posteriormente, esta frase acabou ficando bem famosa, e já vi na internet diversas versões tanto da frase, quanto do contexto em que ela foi usada. Dentre todas elas, continuo preferindo a versão do Toquinho, só que infelizmente você terá que ficar com a minha versão sobre ela.
Já que eu falei desta turnê tão especial, deixo aqui dois vídeos que foram gravados em uma apresentação feita em 1978, na cidade de Milão: Água de Beber e A Felicidade, ambas compostas por Tom e com letra de Vinicius.

Água de Beber - Tom, Vinicius, Toquinho, Miúcha

A Felicidade - Tom, Vinicius, Toquinho, Miúcha

Um comentário:

  1. Parabéns pela bela homenagem ao Tom, e colocando junto as feras da MPB, Tom e Vinícios eu venero como os poetas da Música Brasileira.
    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...