domingo, 19 de setembro de 2010

A Encruzilhada

O post de ontem, Crossroad, me fez lembrar do filme A Encruzilhada (1986), cujo ator principal é Ralph Macchio, o famoso Daniel San de Karate Kid (sim, este cara fez outro filme!). É a história de um garoto que é guitarrista e quer encontrar a famosa trigésima música de Robert Johnson.
Para entender mais sobre o filme é preciso saber que Robert Johnson é um dos principais ícones do Blues e considerado um dos melhores guitarristas que já existiu e ele tem apenas 29 músicas gravadas. Como é da natureza humana não gostar de números quebrados, existe uma lenda de que teria uma trigésima música mas que nunca foi gravada. Outra lenda que existe a respeito de Robert Johnson é que ele teria feito um pacto com o Diabo em uma encruzilhada, vendendo sua alma em troca da fama.
Uma das partes mais divertidas do filme é quando o personagem principal trava uma disputa musical com o guitarrista do Diabo, papel feito pelo Steve Vai! Na verdade, quem toca praticamente todo o duelo é o próprio Steve Vai. Abaixo o trecho do filme em que ocorre a disputa.



Reparou que o "Daniel San" ganhou a disputa tocando uma música erudita? Pois é, pelo que pesquisei ela é baseada na Caprice No. 5 de Paganini (se eu estiver errado, me corrijam). No vídeo abaixo você pode ouvir esta obra.



Para terminar, é minha obrigação deixar aqui a música original Crossroad que deu origem ao nome do filme.


Se interessou pela música de Robert Johnson? Clique aqui para saber onde adquirir sua obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...