quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Iron Maiden Primeiro

Hoje vou falar de uma banda inglesa de rock progressivo, que surgiu no final dos anos 60: Iron Maiden. Não, não é o famoso Iron Maiden de Steve Harris e companhia. Estou falando do primeiro e, pelo jeito, não único Iron Maiden!

Formada em 1968 com o nome de Bum (gíria britânica para "bunda"), a banda mudou seu nome para Iron Maiden em 1970. Nesta época a banda mostrou seu lado bem progressivo, lançando o que era até o momento o single de maior duração lançado até a época, Ned Kelly/Falling. E olha que Falling nem está entre as músicas mais longas do grupo.

A band chegou a fazer um certo sucesso e abrir show para famosos como Jethro Tull e King Crimson, The Who e até David Bowie, mas não passou disto e fechou as portas em 1972. Dentre os integrantes que passaram pelo grupo, o que teve mais destaque foi Trev Thoms, que foi membro da banda Inner City Unit e The Steve Gibbons Band (reparem que eu falo que como se fosse grande conhecedor destes grupos, o que de fato não procede), além de participar como músico de suporte na turnê de tantos outros.

Um fato histórico a se destacar sobre este Iron Maiden é a música do primeiro single do grupo (na época em que ainda se chamava Bum), God of Darkness. Com uma letra diferente de tudo que já havia até então, esta música pode ser considerada, de uma certa forma, precursora do chamado Doom Metal.

Em 1998, foi lançado o disco chamado Maiden Voyage, contendo as 8 músicas da banda. A playlist está abaixo, é só curtir!




MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...